PROVEDORA DA SANTA CASA DE NAZARÉ FALA NA RÁDIO ALTENATIVA FM SOBRE A CRISE DO HOSPITAL.
Qua 02 de Fev 2011
Quinta 27/01 as 11: 00, a Provedora da Santa Casa de Misericórdia de Nazaré foi entrevistada na Rádio Alternativa FM pelo radialista Paulo Fernandes Pinheiro no seu Programa Espaço Livre. Ao iniciar explicou a situação em decadência que encontrou a Santa Casa quando assumiu, e as reformas realizadas no imóvel com doações, bingos e leilões realizados com apoio de Comunidades Nazarenas. Falou da sua luta para que Santa Casa não venha fechar, penalizando assim a população de Nazaré e região.
Dos convênios com as cidades vizinhas, Muniz Ferreira é a que mais ultrapassa o nº de atendimentos, e os demais Municípios como Aratuipe, Jaguaripe, Salinas e outros que precisam do atendimento da Santa Casa não vem colaborando, e que o valor do repasse do Governo não há reajuste desde 2007, além disso, esse repasse vem atrasando desde Novembro e por isso a Folha está em atraso.
Esclareceu que o Décimo foi pago e que agora no final de Janeiro estará quitando o Mês de Novembro da Folha em atraso.
O Radialista Paulo Fernandes lhe perguntou sobre o fechamento dos portões do Hospital Sábado e Domingo que não houve atendimento na Emergência, e ela respondeu que fechou devido estar lotado e o único Médico plantonista precisou viajar para ver sua Mãe que estava passando por problema de Saúde.
Vários ouvintes enviaram perguntas para a Alternativa FM que foram feitas por Paulo Fernandes e respondidas pela Provedora Marília.
ENTREVISTA
Paulo Fernandes: Porque não há atendimento com o Planserv?
Marília: Houve um recadastramento do Planserv e logo será solucionado o problema.
Paulo Fernandes: Porque foi suspensa a Cirurgia de um paciente hoje?
Marília: Pelo fato do responsável não ter deixado contato e o paciente não ter feito o jejum, mais já estou providenciando para que o Médico realize a Cirurgia.
Paulo Fernandes: Não está havendo atendimento na Maternidade?
Marília: Sim, partos normais e Cesarianos, apenas casos de riscos são encaminhados para Santo Antônio de Jesus.
Paulo Fernandes: Foi feito um empréstimo na sua gestão para a Santa Casa?
Marília: Houve sim uma renovação de empréstimos, por haver um empréstimo do Provedor passado que se encontrava em atraso. Fiz uma renovação de um milhão e meio com revisão de cálculos e juros e renegociações para deixar os juros e quitar os débitos em atraso, o restante apliquei na reforma do imóvel e Pronto Socorro juntamente com as doações da Comunidade.
Paulo Fernandes: Pacientes de Clinicas vão tomar medicamentos na Santa Casa?
Marília: Sim porque são medicamentos que os Médicos das Clinicas prescrevem e que são fornecidos pelo SUS só para Hospitais.
Paulo Fernandes: Não está sendo servido almoço para os Servidores?
Marília: Sim em alguns casos para contenção de despesas, mais para os que foram mudados de escala.
Paulo Fernandes: Porque o Elevador não está funcionando?
Marília: A rede elétrica não está suportando o funcionamento do Elevador, já foi solicitada a troca do Transformador à Coelba e encaminhada ao Secretário, estou aguardando solucionar o problema.
Em seguida o Secretário da Junta da Santa Casa Luiz Henrique falou que através das perguntas feitas pelos ouvintes ficou claro a importância que a Santa Casa tem no Município de Nazaré e Região. Pediu que o povo colaborasse, pois existem excessos de atendimentos e que 70% dos atendimentos realizados pela emergência da Santa Casa poderia ser feitos pelos Postos de Saúde da Família (PSF) e assim diminuiria a demanda de atendimento do Hospital.
Marília finalizou sua entrevista falando que as maiorias dos atendimentos são de casos que não tem necessidade de dirigir-se a Emergência de um Hospital, e que o povo colabore indo a Emergência quando o caso for de situação de Emergência mesmo, e tenha certeza que ela não vai deixar a Santa Casa Fechar porque é questão de honra, e esta semana estará distribuindo uma carta aberta à população explicando toda situação do Hospital Gonçalves Martins. Agradeceu a todos e finalizou a entrevista.
Informação do Nazaré Notícias

Nenhum comentário:
Postar um comentário